quarta-feira, 10 de julho de 2013

Senadores democratas: Responsabilidade fiscal deve prevalecer

O senador Jayme Campos (MT) apontou um “festival de empréstimos” a estados e reforçou denúncia de que o dinheiro está sendo usado para custeio, e não para investimento. “Usar empréstimo para pagar salário de servidor é um escárnio”, afirmou.
Segundo o senador, a Lei de Responsabilidade Fiscal foi uma das grandes conquistas do país, por colocar um freio nos empréstimos, e não pode ser abandonada. Segundo ele, Mato Grosso tomou dois empréstimos nos últimos seis meses, no valor global de mais de US$ 4 bilhões, para construir estádio e implantar o sistema de veículos leves sobre trilhos (VLT).
Para Jayme, esses empréstimos são impagáveis e foram concedidos sem levar em conta a capacidade do estado de arcar com os custos.
José Agripino (DEM-RN) observou que os empréstimos concedidos por organismos multilaterais já passam por uma “peneira grossa e fina” por parte dessas instituições. Ele recomendou separar essas operações das demais, porque visam financiar projetos de desenvolvimento nos estados.
Fonte: Jornal do Senado