quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Rádios comunitárias submetidas à legislação eleitoral

Rádios comunitárias terão as mesmas normais de propaganda eleitoral que outros veículos de comunicação.

Relatório do senador José Agripino ao projeto de lei do senador Valdir Raupp foi aprovado por unanimidade na manhã desta quarta-feira (14), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

 Segundo o relator da matéria, o projeto apenas regulamenta algo já praticado no Brasil. “Essa matéria já está regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral, só que agora será transformada em lei”, disse Agripino durante a votação da matéria.

O projeto estabelece que a Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997 – conhecida como Lei das Eleições – acrescente as emissoras de rádio, inclusive as rádios comunitárias, no rol de órgãos de comunicação submetidos à legislação. A justificação do projeto traz o argumento de que a ausência de menção às rádios comunitárias na Lei das Eleições pode dar dubiedade quanto ao alcance das normas eleitorais.

De acordo com Agripino, a nova redação disciplina a atuação das rádios comunitárias e não mais poderá ser utilizada como subterfúgio para o não cumprimento sa regulamentação imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral. “As resoluções da Justiça Eleitoral, que vêm estendendo a esses veículos de comunicação o alcance das normas eleitorais, passarão a contar com efetivo suporte legal, tornando inequívoca sua eficácia”, frisou Agripino em seu relatório.

Fonte: Assessoria Democratas