domingo, 30 de junho de 2013

Para Democratas, "Brasil vive crise de confiança por desempenho na economia".

Em audiência pública  (26/6) com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deputados do Democratas apontaram crise de confiança no governo Dilma em decorrência da condução da política econômica. Os parlamentares questionaram o ministro sobre o baixo desempenho do PIB (crescimento de 0,9% em 2012), o descontrole da inflação, a maquiagem do orçamento fiscal e a perda de recursos públicos com investimentos do BNDES ao um grupo fechado de empresas. Os deputados Rodrigo Maia (RJ), Mandetta (MS) e Mendonça Filho (PE) assinaram requerimentos para a vinda de Mantega a Câmara Federal em audiência pública conjunta de cinco comissões permanentes.
“A crise não é internacional, é de confiança e tem nome e sobrenome: Dilma Rousseff e Guido Mantega. O Brasil se tornou o país emergente com maior dívida bruta de 68,5% do PIB. Não dá para acreditar nas previsões otimistas do ministro. Em janeiro de 2011, ele afirmou em uma apresentação que o governo Dilma teria média de crescimento de 5,9%. Se continuarmos assim, na melhor das hipóteses, vamos alcançar média de 1,8%”, ponderou Rodrigo Maria que preside a Comissão de Viação e Transportes. “O governo fez várias apostas no BNDES e precisamos fazer um debate sobre o assunto e como o governo jogou fora o dinheiro dos brasileiros”, acrescentou lembrando os investimentos em grandes grupos empresariais que resultaram em perdas para o banco público, caso do JBS e EBX.
“Gostaria de celebrar um momento promissor da economia mas, infelizmente, o quadro é preocupante. O desempenho da economia tem decepcionado e estamos retrocedendo no longo caminho percorrido desde o governo Fernando Henrique para que a economia tivesse condições crescimento. Com Dilma, as coisas desandaram e começamos a pagar um preço alto”, afirmou Mendonça Filho. Ele criticou a maquiagem contábil feita pelo governo para cumprir as metas fiscais e a predileção pelos “amigos do poder” que tiveram acessos a vultosos recursos do BNDES. O parlamentar ainda mostrou que de 2004 a 2012 o centro de meta de inflação fixada pelo Banco Central só foi atingida em três anos. “É uma realidade triste para a economia brasileira. A inflação prejudica principalmente o trabalhador da classe média e de baixa renda afetados por aumento de 20% nos preços dos alimentos no último ano”, disse.
“É impossível não ligar as manifestações à presença do ministro aqui na Câmara ainda que a realização dessa audiência tenha sido aprovada em março. As ruas estão verbalizando o descontentamento com o desempenho da economia. A inflação só não está subindo na feira do José Guimarães”, pontuou Mandetta ao se dirigir também ao líder do PT na Câmara que afirmou não estar percebendo aumento na inflação quando vai ao mercado.
Fonte: Assessoria Democratas