domingo, 30 de junho de 2013

Caiado diz que oposição vai preparar pauta antes de reunião com Dilma

O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (GO), anunciou, nesta quinta-feira (27/6), que a oposição (Democratas, PSDB e PPS) vai preparar uma pauta, conforme os interesses da população, para apresentar a presidente Dilma Rousseff. Segundo Caiado, os partidos reunirão suas Executivas para definir essa agenda e levar o documento único a presidente. O encontro no Palácio ainda não está marcado.
“Se recebermos o convite (da presidente), vamos aceitar. Até agora, só soubemos da intenção pela imprensa, mas antes reuniremos nossas Executivas, elaboraremos a nossa pauta para ir ao encontro da presidente em data a ser definida”, informou o democrata.
De acordo com o deputado, as ações propostas estarão em consonância com as reivindicações das ruas, em áreas como transporte, educação, saúde, segurança e combate à corrupção. “A pauta é a que o governo não quer assumir. Na saúde, o governo quer importar médicos, isso é uma solução demagógica. Onde está a manutenção para o custeio e instalação das estruturas médicas para o interior? Na área do transporte de que adianta dizer que vai dar R$ 50 bilhões se estados e municípios estão falidos e não têm como fazer a contrapartida? Em relação à corrupção o que tem disso feito no momento em que temos a Copa do Mundo com cada arena custando uma fortuna e não se sabe como foram construídas e para onde foi esse dinheiro? Onde está a visão republicana desse governo para priorizar o que a sociedade espera?”, questiona Caiado.
Plebiscito
Na visão do parlamentar, o plebiscito sobre reforma política proposto pelo Executivo é apenas uma forma de esconder os problemas reais do País reclamados pelo povo. “Não temos nada contra plebiscito, mas temos a capacidade de diagnosticar quando as pessoas querem fazer um plebiscito de forma honesta, para ouvir a população, e quando o governo quer lançar uma ideia como cortina de fumaça para tentar esconder as suas mazelas”, opinou. O líder do Democratas reforça que a melhor forma de fazer consulta popular sobre o tema, inclusive na visão de juristas, é por meio de um referendo.
“Todas as pessoas que compreendem da matéria entendem que uma reforma política deve ser avaliada pela sociedade em forma de referendo. Aí, tem-se um texto completo que a sociedade analisará se está de acordo ou não. Não é essa tese de emparedar o Congresso. Quem está emparedado é o governo do PT que não respondeu como a sociedade esperava. A sociedade já sentiu que foi enganada, iludida”, afirmou.
Fonte: Assessoria Democratas