terça-feira, 3 de setembro de 2013

Democratas quer convocar Ministros da Justiça e GSI para esclarecer denuncias de espionagem do governo americano

Para os deputados, autoridades devem explicar medidas de segurança para proteger sigilo de dados dos brasileiros

A bancada do Democratas quer explicações sobre as denúncias de espionagem dos Estados Unidos em relação ao governo brasileiro veiculadas no último domingo (1.09) no programa Fantástico. Os deputados Onyx Lorenzoni (RS), Mendonça Filho (PE) e Efraim Filho (PB) protocolaram, nas Comissões de Constituição e Justiça, Fiscalização e Controle e Ciência e Tecnologia e Relações Exteriores, requerimentos para a convocação dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do gabinete de Segurança Institucional (GSI), José Elito Carvalho Siqueira.
Com a realização da audiência pública na Câmara dos Deputados, os parlamentares entendem que as autoridades do governo poderão esclarecer sobre a fragilidade do sistema de segurança dos sigilos no Brasil, uma vez que a própria presidente da República, Dilma Rousseff e seus assessores mais próximos foram monitorados, com sucesso, pela Agência de Segurança norte-americana (NSA, sigla em inglês), segundo a reportagem feita a partir de documentos ultrassecretos repassados pelo ex-agente da CIA, Edward Snowden.
“Diante da gravidade das notícias, em que vemos estarem em cheque a soberania do País, o sigilo das comunicações de dados, o direito à privacidade e à inviolabilidade das comunicações, entendo ser imprescindível a vinda dos ministros para que expliquem ao Parlamento as medidas de segurança que são ou deveriam estar sendo adotadas para assegurar o respeito a essas garantias constitucionais, ” atestam os democratas nos requerimentos.
“Tem um fato muito grave. Onde está a contra-espionagem brasileira? Que grau de segurança tem o Brasil? Por que o governo federal não solicitou ao ITA, que é um instituto de alta tecnologia, para que o Brasil tivesse sistemas e mecanismos de proteção para que os dados utilizados pelas principais figuras do governo não pudessem ser hackeado? O Brasil está protegido ou o Brasil está exposto? Repudiamos o que foi feito. Agora, é dever nosso proteger o País. Se nós falhamos, alguém tem que pagar essa conta porque compromete todo o País”, argumenta Onyx Lorenzoni.
Fonte: Assessoria Democratas