sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Coutinho preside Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura na Câmara Federal

Engenheiros, agrônomos e arquitetos terão agora um mecanismo que irá nortear os debates e assuntos que permeiam a atuação desses profissionais no dia a dia. Na próxima terça-feira (13) será lançada a primeira Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura, na Câmara Federal. O evento acontece às 17h30, e será prestigiado por entidades de todo o Brasil. Engenheiros, agrônomos e arquitetos terão agora um mecanismo que irá nortear os debates e assuntos que permeiam a atuação desses profissionais no dia a dia.
Proposta de autoria do deputado federal Augusto Coutinho (DEM-PE), que também presidirá o grupo, a Frente é decorrência de uma articulação com as entidades representativas das profissões e fruto de um anseio antigo de poder contar no Congresso Nacional com uma base de apoio e defesa dos interesses dos engenheiros, agrônomos e arquitetos. Segundo Coutinho, um dos objetivos será acompanhar e trabalhar para agilizar o trâmite de propostas e projetos na Câmara relativos às três áreas.

“A Frente já nasce com a participação de mais de 270 parlamentares e, tenho certeza, será um importante palco de atuação para o crescimento e fortalecimento dessas áreas que estão entre as mais importantes para o crescimento econômico e desenvolvimento social do Brasil”, ressalta o deputado Augusto Coutinho, que também é formado em Engenharia Civil .

Coutinho lembra que existem alguns projetos que o Governo Federal anuncionou que requerem, quase que em sua totalidade, participação direta e a contribuição dos engenheiros, agrônomos e arquitetos, mas que as obras estão sendo executadas lentamente e com inícios de superfaturamento. São exemplos: Transnordestina que deve atrasar (5 anos) e custar o dobro, a transposição do Rio São Francisco e a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco também encontram-se atrasados e custarão mais do que o orçado inicialmente.A Frente Parlamentar pretende manter um diálogo aberto e franco com a sociedade, profissionais interessados, bem como com o poder publico. “Ressalto a importância destas profissões para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento do país, merecendo uma maior atenção por parte do Congresso”, disse o deputado.

CREA-PE
Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, o apoio ao movimento tem grande importância. “Ao manifestar apoio à Frente, as lideranças do Sistema Confea/Crea e do deputado Augusto Coutinho (DEM) se comprometeram, mais uma vez, com a defesa de projetos de lei de interesse da área tecnológica nacional”, afirmou.

Fonte: Assessoria Democratas