sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Augusto Coutinho questiona ministro dos Portos sobre contrato com a EBP

O deputado federal Augusto Coutinho (Democratas-PE) tem constantemente denunciado a afinidade entre a Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) e o governo federal. 

O parlamentar, inclusive, já pediu a investigação da empresa contratada para desenhar terminais de portos, aeroportos e estradas. Na última quarta-feira, o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Leônidas Cristino, falou na Comissão de Finanças e Tributação, em audiência pública destinada a esclarecer a contratação da EBP.

Na portaria número 38, de março de 2013, a Secretaria de Portos autoriza a EBP a desenvolver projetos e estudos “de viabilidade técnica econômica, ambiental e operacional, levantamentos e investigações” destinados a subsidiar a Secretaria de Portos na “preparação dos estudos que fundamentarão os procedimentos licitatórios das concessões de portos organizados e dos arrendamentos de instalações portuárias”. Através do deputado Augusto Coutinho, a EPB, “empresa privada que tem como acionistas os bancos Santander, Votorantim, Bradesco, Citibank, HSBC, Itaú, Espírito Santo, BNDES e Banco do Brasil, é investigada pelo Ministério Público e o TCU por suposto privilégio do governo na elaboração de estudos que subsidiam o setor público na realização das concessões públicas”.

Na audiência, Coutinho pressionou o ministro e questionou o porquê da falta de uma licitação pública. “Isso é uma coisa do PT e todo o processo de privatizações do PT doi assim”, afirmou o parlamentar pernambucano, ressaltando que o formato conduzido atualmente com a EBP poderá causar danos ao erário brasileiro. “A lei dos portos é importante e fundamental. O Brasil precisa se abrir para os portos, mas não é entregando à EBP que a gente vai fazer isso”, disse Coutinho. O ministro, por sua vez, usou a urgência em melhorar os portos brasileiros para justificar a edição da Portaria 38. O texto publicado em março deste ano autorizou a EBP a desenvolver estudos de viabilidade para subsidiar a Secretaria de Portos em editais de concessão de instalações portuárias.


Pelo menos dez empresas se candidataram e Nove foram excluídas por demonstrarem interesse em fazer levantamentos em apenas alguns portos, o que não é permitido pelo edital, e uma desistiu da concorrência. O ministro insistiu que o estudo precisa ser sistêmico, por isso deve abranger os 159 terminais passíveis de concessão. O intuito é planejar um sistema portuário válido para todo o país.

Fonte: Gabinete de Augusto Coutinho