terça-feira, 13 de novembro de 2012

Democratas em defesa do Centro Histórico de Goiana

Como fazer uma cidade crescer sem perder sua história? Essa é um dos principais dilemas que se encontra atualmente o município de Goiana - PE, que contém prédios históricos, arquitetura secular declarados, em 1938, Patrimônio Histórico Nacional, sendo assim um dos primeiros municípios da região tendo seu patrimônio elevado a esta condição.

Infelizmente a degradação de muitos imóveis, alguns inclusive desmoronando, não tem chamado a atenção do poder público, no sentido de garantir a preservação do patrimônio. Este descaso em parte se explica pelo interesse da Prefeitura em explorar apenas as belezas naturais do município, abandonando o patrimônio cultural da região, que poderia aumentar consideravelmente o volume de turistas que se dirigem a Goiana, influenciando a vida do comerciante local, gerando inclusive mais empregos aos moradores.   

Para que este processo de destruição se encerre, são necessárias políticas públicas de preservação, incentivando os proprietários dos imóveis a realizarem manutenção, garantindo assim sua preservação e a segurança dos frequentadores de um dos mais importantes Centros Históricos do interior de Pernambuco. Infelizmente a falta de benefícios fiscais e o desconhecimento de técnicas de restauração agravam ainda mais este problema, descaracterizando a harmonia arquitetônica barroca e intensificando seu abandono.

Uma das formas de se resolver este problema seria a criação de um corredor cultural, criando assim um roteiro histórico-cultural, aonde jóias como a Igreja de São Lourenço de Tejucupapo seriam valorizadas, integrando-as às festas religiosas e manifestações folclóricas, impedindo assim processos equivocados de expansão urbana desordenada que se espalham por Goiana.

Outras formas de preservação são possíveis e bem sucedidas em diversas regiões do Brasil, algumas dessas maneiras e a proibição de venda e dispersão dos objetos de arte locais, impedindo assim a subtração dos bens culturais além da inclusão do currículo escolar o estudo de bens culturais da região, criando assim o sentimento de preservação nos jovens.

Do ponto de vista da preservação cultural do patrimônio urbano e cultural muito já se perdeu, a violência acompanhada do descaso são fatores que colaboraram com a degradação do Centro Histórico e seu entorno, não podemos mais deixar que a região permaneça abandonada sem incentivos públicos e privados, é necessário criar em cada um de nós a consciência que o patrimônio serve para fomentar a região, gerando benefícios que toda a população poderá tirar proveito, para isso é necessário pressionar os representantes públicos para que apresentem projetos que possam proporcionar novos ares à Cultura de Goiana.

A Executiva do Democratas de Goiana condena tamanho desprezo pelas autoridades competentes aos respectivos prédios públicos que tais representam a história e o orgulho de nosso povo goianense. 

Por Alexandre Almeida
Vice-presidente da Executiva do Democratas de Goiana e Presidente da JDEM/Goiana. Estudante de Direito pela Faculdade Mauricio de Nassau.