sábado, 11 de agosto de 2012

O Democratas sairá fortalecido das eleições 2012

O Democratas, apesar de ter diminuído um pouco de tamanho com a criação do PSD, será uma das legendas mais competitivas no pleito municipal desse ano.

- De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o DEM possui 738 candidatos a prefeito, 755 postulantes a vice-prefeito e 21.317 candidatos a vereador. São números significativos, principalmente para uma legenda que até pouco tempo atrás era vista pelos adversários como “decadente”.

- O Democratas tem candidatos com força eleitoral em regiões estratégicas do país e as pesquisas mostram que os principais nomes do partido devem sair com vitória.
- Em Salvador, terceira maior cidade do Brasil em número de habitantes, o Democratas tem como candidato o deputado ACM Neto, que na última pesquisa Ibope despontou como franco favorito. Neto aparece com 40% das intenções de votos, seguido por Nelson Pelegrino (PT) 13% e Mário Kertész (PMDB) 8%.

- Em Aracaju, o ex-governador João Alves Filho (DEM), importante liderança da política sergipana, lidera a disputa eleitoral com 51,1% das intenções de voto. Valadares Filho (PSB) aparece distante com 15,7% e Almeida Lima (PPS) soma apenas 5,5%.

- Na capital cearense, outro nome de peso. Disputando a Prefeitura de Fortaleza pela quarta vez consecutiva, o democrata Moroni Torgan aparece na frente com 32% na mais recente pesquisa do Ibope. Inácio Arruda (PCdoB) tem 15% e Heitor Férrer (PDT) 11%.

- Nas capitais, além de Salvador, Fortaleza e Aracaju, o Democratas possui candidatos competitivos em Recife (Mendonça Filho), Maceió (Jeferson Morais), Macapá (Davi Alcolumbre), Rio de janeiro (Rodrigo Maia) e Manaus (Pauderney Avelino).

- Na disputa pela prefeitura de Recife, a pesquisa Ibope divulgada no dia 03 de agosto mostrou o petista Humberto Costa com 35% das intenções de voto, contra 20% de Mendonça Filho (DEM). São grandes as chances de “Mendoncinha” chegar ao 2º turno.

- Em Maceió, a candidatura do deputado estadual Jefferson Morais (DEM) poderá despontar como a grande surpresa das eleições em Alagoas. Morais, situado com 17% nas pesquisas, está colado em Ronaldo Lessa (PDT-24%) e Rui Palmeira (PSDB-20%). Os três nomes aparecem com chances de irem para o segundo turno.

- O Democratas, com o deputado Davi Alcolumbre, também tem grandes chances de vencer em Macapá. Nas pesquisas, o atual prefeito Roberto Goés tem 18% das preferências, seguido de perto por Davi, com 13%. Davi leva vantagem, pois conta com o apoio do ex-deputado estadual Lucas Barreto (PTB) – muito popular na capital.

- No Rio de Janeiro, o deputado Rodrigo Maia (DEM), apesar de está atrás nas pesquisas, tem grandes chances de crescer ao longo da campanha. O mesmo cenário vale para o deputado Pauderney Avelino, em Manaus. As expectativas são positivas.

- Nas capitais, o Democratas indicou cinco candidatos a vice-prefeito nas chapas de partidos aliados: Efraim Filho (João Pessoa); Haroldo Filho (Natal); João Celestino (Cuiabá); Rafael Rahif (Goiânia); Ailton Arthur (Porto Velho).

· Estadão: DEM tem candidatos a prefeito em oito capitais: http://migre.me/ab6hs

- O DEM também apresentou diversas candidaturas competitivas em grandes colégios eleitorais do País. Os números são auspiciosos.

- Estrela do Democratas pernambucano, a ex-deputada Miriam Lacerda lidera as pesquisas em Caruaru, quinto maior colégio eleitoral de Pernambuco. Segundo levantamento realizado em maio pelo Exatta, Miriam tem 43% e José Queiroz 31%.

- Na Bahia, além de Salvador, com ACM Neto, o Democratas também está forte em Feira de Santana (2º maior colégio eleitoral do estado), com o ex-prefeito José Ronaldo, e em Itabuna (4º maior colégio eleitoral do estado), com o prefeito Capitão Azevedo. Pesquisas internas apontam vitória nas duas cidades.

- Em Vila Velha, principal colégio eleitoral do Espírito Santo, o Democratas apostará na candidatura do deputado estadual Rodney Miranda, que em 2010 recebeu a maior votação do estado. Rodney, apesar de figurar em 3º lugar nas pesquisas, deve crescer ao longo da campanha, pois conta com o apoio do ex-governador Paulo Hartung (PMDB).

- Em Várzea Grande, 2º maior colégio eleitoral de Mato Grosso, o Democratas também tem um valoroso trunfo. De acordo com a mais recente pesquisa do Ibope, a ex-primeira dama do município, Lucimar Campos, seria eleita com 41% dos votos, seguida por Wallace Guimarães (PMDB) 24% e pelo atual prefeito Tião da Zaeli (PSD) 10%.

- No Rio Grande do Norte, o Democratas travará boas batalhas. Em Mossoró, a campanha de Cláudia Regina, apoiada pela governadora Rosalba e pelo senador José Agripino, ganha força a cada dia. E em Pau dos Ferros, de acordo com a última pesquisa divulgada no município, Fabrício Torquato (DEM) seria eleito prefeito com 56,4%.

- Em Minas Gerais, os candidatos do Democratas são destaque. Sexto maior colégio eleitoral do estado, Montes Claros tem como líder nas pesquisas o democrata Jairo Ataíde. Em Nova Lima, localizada na Grande BH, o deputado federal Vitor Penido tem liderança folgada, com 62,6% das intenções de voto.

· O DEM possui candidaturas fortes em cidades-polo de Minas, como em Varginha (Renato Paiva), Muriaé (Grego) e Patos de Minas (Béia Savassi).

- Em Limeira, importante polo industrial do interior de São Paulo, o DEM conta com a candidatura de Eliseu Daniel dos Santos, o 2º vereador mais votado nas últimas eleições. De acordo com a última pesquisa divulgada na cidade, Lusenrique Quintal (PSD) lidera com 23%, seguido por Eliseu, com 18,1%. A situação é de empate técnico.

- Ainda em São Paulo, o Democratas aposta suas fichas em Barueri, com o deputado estadual Gil Arantes, que lidera todas as pesquisas divulgadas até agora. Além de Gil, o vereador Alan Neto (Guarulhos), Renato Frangini (Bragança Paulista) e o prefeito Silvinho Peccioli (Santana do Parnaíba) são outros candidatos que se destacam.

- No Paraná, o Democratas é um dos partidos mais coesos. Lançou candidaturas fortes, como a do deputado Luiz Carlos Setim, em São José dos Pinhais; Marcelo Puppi, em Campo Largo; Sérgio Faria, em Jacarezinho; e Maria Iraclézia, em Maringá.

· Em várias cidades-polo paranaenses, multiplicam-se os candidatos do DEM com amplas chances de vitória: Beto Costa (Goioerê), Pedro Claro de Oliveira Neto (Santo Antônio da Platina); e Maria Helena (Castro).
- A força do Democratas estende-se de Norte a Sul do Brasil. Em Pelotas (RS), o ex-deputado Matteo Chiarelli é um candidato bastante competitivo; em Patos (PB), valorosa cidade do sertão paraibano, o médico Dinaldo Filho é favorito; e em Anápolis (GO), o empresário Wilson Oliveira pode surpreender.

- Em Imperatriz, 2ª maior cidade do Maranhão, o Democratas possui uma fortíssima candidata, a cirurgiã dentista Rosângela Curado; em Castanhal, um dos principais colégios eleitorais do Pará, o deputado estadual Márcio Miranda deve vencer o pleito; e em Rio Largo (AL), o advogado Marcos Vieira desponta como favorito.

- Outros nomes importantes: Dilceu Dal’Bosco (Sinop-MT); Israel Saldanha (Penedo-AL); Lindolfo Pires (Souza-PB); Carlos Antônio (Cajazeiras-PB); Tanner de Melo (Aparecida de Goiânia-GO); Marcelo Delaroli (Maricá-RJ); Milton Corlatti (Caxias do Sul-RS); Luciano Pereira (Barra de São Francisco-ES); Adelino Follador (Ariquemes-RO); Chiara Ranieri Bassetto (Bauru-SP); Armando Sérgio (Olinda-PE).

- O Democratas certamente sairá de 2012 muito maior do que é hoje, e chegará forte para as eleições de 2014. O partido, que ainda reúne cerca de 1 milhão de filiados, segue desfrutando de força eleitoral significativa nos quatro cantos do País.

- Portanto, os inúmeros boatos de que o DEM planeja uma “possível fusão” com outra legenda, além de serem levianos, não passam de uma tentativa rasteira de trucidar um partido que tem história, tem posicionamento programático transparente e tem ousadia e elegância no exercício da Oposição, desafiando um governo arrogante e populista.

Fonte: Blog do DEM