sábado, 4 de janeiro de 2014

Para Felipe Maia, endividamento das famílias compromete a economia

Os péssimos resultados da economia do País foram tema de discurso na tribuna do deputado Felipe Maia (Democratas-RN) na última quinta-feira 12/12. O parlamentar fez duras críticas a condução da política econômica por parte do governo petista que levarão o Brasil a fechar o ano com um crescimento de apenas 2% do Produto Interno Bruto (PIB), desempenho abaixo de países desenvolvidos mais atingidos com a crise financeira internacional.

“Os resultados do crescimento no nosso País são pífios. Todos os países da Europa que estavam em recessão cresceram mais do que o Brasil. Os países estão reagindo, estão gerando emprego, estão gerando renda, e o Brasil continua a passos de tartaruga”, analisa o deputado.

Segundo ele, o governo erra ao buscar o crescimento a partir do estímulo ao consumo. “O governo diz que aumenta a capacidade financeira do povo. Aumenta, endividando o pai e a mãe de família, sendo cruel, entregando o dinheiro e sacrificando o pai de família, que daqui a pouco não vai ter mais o dinheiro para pagar a dívida e muitas vezes terá que entregar aquele bem que comprou, para pagar a dívida. É uma ilusão, é uma bolha, é uma enganação do governo do PT”, afirmou.

Maia também mostrou dados não animadores para o empresariado. “E por que não falar do otimismo reduzido do empresariado? Hoje, temos uma carga tributária na ordem de 36% do PIB. Se formos ver o volume que o governo federal investe, é menos de 2%, ou seja, o governo está colocando no seu bolso 34% do PIB. Eu aqui não preciso repetir como é a nossa saúde, a nossa segurança, a nossa infraestrutura, que o governo não consegue, não tem capacidade e não tem organização para desenvolver e que tenta entregar ao empresariado, que criticava o PSDB, por ter feito privatizações. Agora diz que não, que não são privatizações, são concessões”, acrescenta.

Aumento da energia

“E chegou o presente de Natal deste governo, qual seja: nós teremos, infelizmente o aumento da energia elétrica. Por que teremos o aumento da energia elétrica? Novamente porque este Governo não sabe planejar, muito menos executar. Então, na próxima terça-feira irá haver um leilão de energia porque o País não vai comportar a demanda em 2014. Vai-se pagar mais. As termoelétricas já estão sendo ligadas, que é o custo de energia mais alto que pode existir. As empresas, com receio das mudanças de regras, já estão quebrando os contratos”, denuncia.

O deputado cita como exemplo da falta de planejamento do Executivo no setor o desperdício da vocação eólica do Rio Grande do Norte. “Perdeu-se essa vocação porque o governo não conseguiu executar as linhas de transmissão, a CHESF não consegue executar as linhas de transmissão. Ou seja, as empresas que irão gerar energia eólica no Rio Grande do Norte não têm como escoar sua produção. O País irá pagar, porque os contratos já foram feitos e há um acordo assinado, mas a energia não será transmitida, não será transferida’, pontua.

Fonte: Assessoria Democratas