sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Resultado do Revalida evidencia que governo coloca em risco a saúde da população, afirma Mandetta

A divulgação dos resultados da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (REVALIDA), com menos de 10% de candidatos aprovados, demonstra que o governo federal coloca em risco a saúde da população brasileira. “O governo federal permite o atendimento médico por profissionais que não passaram por qualquer avaliação, sem qualquer filtro nem prova”, afirmou o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS). 

O parlamentar comentou durante reunião da bancada do Democratas, o anúncio dos resultados do Revalida, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Dos 1.595 médicos com diplomas estrangeiros, somente 155, ou 9,7% foram aprovados, na primeira fase. Isso significa, segundo o deputado, “que menos de 10 % dos inscritos, não tem conhecimentos mínimos do que o Ministério da Educação entenda ser necessário para Revalidar o diploma.

Mandetta observou que a grande maioria dos médicos estrangeiros que fizeram a prova “são da América do Sul, Cuba, Argentina, Bolívia, Paraguai, em sua grande maioria, onde o nível de ensino é muito baixo, onde é raríssimo quando ultrapassam os 10% de aprovação”. Ele explica que as questões aplicadas foram de atenção básica, em uma prova com o nível de complexidade que quando aplicada a médicos brasileiros, alcança a media sete.

Para o deputado democrata, o governo abriu mão do registro profissional e do registro no Conselho Federal de Medicina “porque não está nem um pouco interessado na qualidade dos profissionais”. “O governo simplesmente quer uma quantidade grande de médicos para poder dar uma satisfação à sua falta de investimento na saúde. Mandetta criticou ainda o fato do governo adiar o anúncio do resultado, feito somente após a aprovação e sanção da MP 621/13.” Se fosse publicado antes, com certeza a sociedade teria outros valores a serem considerados”, acusou.

Fonte: Assessoria Democratas