domingo, 1 de setembro de 2013

Requerimento de Mendonça faz Ministros da Saúde e das Relações Exteriores vir a Câmara explicar contratos de cubanos

Os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, virão a Câmara dos Deputados explicar os termos da contratação de médicos cubanos que atuarão no Brasil. 

As Comissões de Fiscalização e Controle e de Relações Exteriores aprovaram o requerimento de convite do deputado do Democratas Mendonça Filho (PE). 

O parlamentar pede explicações sobre o acordo do País com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) que não assegura direitos básicos aos profissionais cubanos, como conta bancária própria, asilo político, de trazer suas famílias e de acesso aos benefícios da previdência social.

“Essa operação com o governo cubano é absurdamente nebulosa. Ela envolve situação de quase escravidão. Os médicos cubanos que virão ao Brasil, virão sem se submeter ao Revalida que é o exame que determina se o profissional está qualificado para exercer a profissão no Brasil. Ao mesmo tempo, vão receber apenas de 25% a 40% do salário, de R$ 10 mil e vão ficar com o passaporte preso. É um regime que não condiz com a realidade democrática brasileira. O Brasil não pode tolerar relações de trabalho dessa ordem”, concorda o deputado Mendonça Filho.

Fonte: Assessoria Democratas