segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mendonça rebate Humberto: Ele entregaria um filho para um médico sem saber se tem capacidade técnica para atendê-lo?


O deputado federal Mendonça Filho rebateu as ironias feitas pelo senador Humberto Costa sobre o Programa Mais Médicos com uma pergunta. “Ele entregaria um filho para ser atendido por um médico sem saber se ele tem capacidade técnica para atendê-lo?”, questionou, ressaltando que é isso que o Governo Dilma está fazendo com os mais pobres.
Mendonça Filho explicou que é a favor da contratação de mais médicos e da vinda de estrangeiros, desde que seja feito o Revalida, um exame de conhecimento para que o profissional possa exercer a profissão dentro de um padrão mínimo de segurança.
“É espantoso ouvir de Humberto, que é médico, a defesa da importação médicos sem medir a capacidade técnica desses profissionais. Mais espantoso ainda é descobrir que Humberto, que foi ministro da saúde, só descobriu agora que falta médico no Brasil, depois de 11 anos do PT no poder”, afirmou.

Segundo Mendonça, é importante a sociedade estar atenta para a forma como o Governo está tratando a vinda de médicos estrangeiros.
“Eles virão como bolsistas, sem vinculo empregatício, sem terem sua capacidade técnica avaliada e sem se submeterem aos Conselhos de Medicina. No primeiro erro médico esses profissionais pegam a mala e voltam pro País de origem e a população fica com esse ônus”, alertou Mendonça.
A bancada do Democratas apresentou 100 sugestões para melhorar a MP dos Médicos, das quais 22 são de autoria de Mendonça Filho.
“O Governo quer trazer médicos para fazer campanha eleitoral e quer iludir a população resumindo a solução dos problemas da saúde apenas a falta de médicos. De nada adianta mandar um médico para uma cidade e ele não ter como pedir um exame, não ter remédio para dar ao paciente, nem ter condições de trabalho. O Governo sabe disso, mas prefere o caminho mais fácil de demonizar a classe médica com uma campanha enganosa”, criticou Mendonça.

O deputado informou que até o final de novembro, o texto da MP deverá ser apreciado pelo plenário do Congresso.

Na avaliação de Mendonça, é importante que os médicos se mobilizem e expliquem aos pacientes e a sociedade em geral, que essa luta não é contra mais médicos e sim a favor de soluções efetivas para a saúde publica no País.
Fonte: Blog do Jamildo